sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Receita especial para o almoço do Círio: Manjar de Bacuri

No Pará, a festa do Círio de Nazaré é tão importante que pode ser comparada ao Natal. E assim como na data de nascimento do Menino Jesus, um farto banquete com comidas típicas é preparado durante os dias de celebração.

Após a procissão do Círio é chegada hora de confraternizarmos com nossos familiares por mais ano. A saudação de “Feliz Círio!” ecoa em todos os cantos e a alegria toma conta do ambiente. Assim como os aromas das comidas típicas como: Maniçoba, Arroz Paraense, Pato no Tucupi, que já nos convidam a um mais um almoço do Círio. Entre um prato e outro, muita conversa, histórias e risadas são partilhadas... Eis o momento da sobremesa!

E nós do Blog Dia a Dia Belém vamos deixar aqui uma receita especial para o seu almoço ser bem mais saboroso e inesquecível!

Bom apetite!!!

Bacuri: Fruta genuinamente paraense
Manjar de Bacuri

Ingredientes:
- 1kg de polpa de bacuri;
- 8 colheres (de sopa) bem cheias de açúcar;
- 2 latas de leite condensado;
- 2 latas de creme de leite (gelado e sem soro);
- 500g de biscoito champagne;
- 300g de castanha do Pará torradas e trituradas;
- 1 coco seco e ralado


Como preparar

- Leve ao fogo, numa panela, a polpa de bacuri com 6 colheres de açúcar e deixe cozinhar por uns 20 minutos, mexendo sempre, até formar calda. Acrescente, 10 minutos depois de ferver, um pouco de água para que a calda não fique muito grossa. Em seguida, completados os 20 minutos de fervura, retire, deixe esfriar, escorra e reserve a calda. Liquidifique a polpa com o leite condensado e o creme de leite, apenas para misturar. Caso tenha batedeira, é melhor, porque é importante sentirem-se os “filhos” meio inteiros. Então, arrume em um prato, camadas alternadas do creme, de biscoito champagne e de castanhas trituradas. Os biscoitos devem estar umedecidos, levemente na calda. Contudo, reserve alguns para a decoração do doce. A última camada deve ser de creme. Então, junte ao coco ralado o açúcar restante e cubra o doce com ele, dispondo, ao redor do prato, os biscoitos champagne, reservados. Se quiser, disponha sobre o coco um pouco de confeito prateado (do mais miudinho), complementando a decoração. Sirva bem gelado, e espere os elogios. Certamente, serão muitos.



Texto: Emília Jacob
Imagem: Google Imagens

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Ex-votos no Círio de Nazaré


O Círio de Nossa Senhora de Nazaré já se aproxima e pela graça de Deus vencemos mais um ano. Agradecemos pela nossa saúde, família, emprego. São as mais diferentes formas de agradecimento e nas procissões do círio podemos ver através de alguns símbolos materializados em objetos cera, barcos e outros... Esses objetos são chamados de “ex-votos”. Você sabia? Não?

Google Imagens

A palavra “ex-voto” vem da expressão latina ‘ex-voto suscepto’, que significa ‘por um voto alcançado’, ‘por uma promessa feita’.

Durante o Círio, a devoção à Santa é materializada nos ex-votos, objetos doados à Virgem que simbolizam milagres concretizados. A cura é representada por partes do corpo esculpidas em cera; a casa e o barco em miniatura são os bens adquiridos; bonecas e anjos simbolizam a relação entre a Virgem e as crianças: o filho tão desejado, vidas salvas, bênçãos alcançadas.  Cada um dos ex-votos representa uma graça.

Durante a procissão do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, os devotos colocam os ex-votos no Carros dos Milagres. Momento de muita emoção, agradecimento e de fé.


Alguns ex-votos podem ser vistos ao longo do ano no Museu do Círio que fica localizado na Rua Padre Champagnat, no bairro da Cidade Velha, próximo ao Ver-o-peso, em Belém. O local guarda mais de duas mil peças e recebe o público de terça a sexta das 10h as 18h.

Não sabias, facaste sabendo!


Texto:Emília Jacob
Fonte: Site UFPa/ Círio de Nazaré/ G1 Pará