sábado, 4 de outubro de 2014

Pato no Tucupi


Chegando a temporada do Círio de Nazaré, ótima oportunidade para confraternizar e reunir toda a família com um almoço especialmente paraense.  Por isso trago uma das receitas tradicionais e muito fácil de preparar. Bom apetite! 

Ingredientes

1 pato de 3 kg
2 litros de tucupi
3 maços de jambu
6 folhinhas de chicória
1 cebola grande
1 colher(sobremesa) de sal 3 dentes de alho
colorau e pimenta à gosto.


Modo de Preparo:
Em uma panela ferva o tucupi com alho e as folhas de chicória e reserve. Coloque o jambu em uma panela com água fervendo até murchar escorra e reserve. Tempere o pato em uma panela grande, com alho, cebola, colorau, pimenta e sal. Refogue como de costume virando de vez em quando até que se forme um molho. Quando a carne do pato estiver molhe, coloque sobre ela o jambu em seguida acrescente o tucupi. Deixe ferver por mais 10 minutos. Está pronto. Sirva com arroz branco e farinha d'água.
Aproveite e chame seus amigos para apreciar estas delícias e colocar a conversa em dia.

Sugestão: Você pode substituir o pato pelo frango que também fica muito saboroso e é uma delícia o Frango no Tucupi.

Informações: Esta receita é tipicamente paraense. Tempo de preparo aproximadamente 1h 45 min. Rendimento: 10 porções. Veja na postagem anterior a origem do Pato no Tucupi.


Curiosidade:  A Origem do Pato no Tucupi 

Os índios que na época da descoberta do Brasil viviam na faixa larga da mata atlântica, cerca de vinte e cinco milhões de ameríndios, fogem dos ataques dos "brancos". Ainda assim a matança foi impiedosa e os autóctones tornaram-se nômades. Guiacurú, Temimino, Carijó, Aymoré, Tamoio puseram-se a andar, perseguidos implacavelmente pelo civilizado.

As mulheres mostraram para o que vieram. Responsáveis pela manutenção dos alimentos para os seus filhos, traziam em grandes cabaças o tucupi, o jambu, a carne de caça moqueada ou peixe, prática que elas haviam descoberto muito antes. Era deliciosa a carne de anta moqueada com o tucupi preparado pelas mulheres da taba. A carne moqueada no tucupi conservava-se por oito dias. Esse uso e costume deu origem ao prato exótico da Amazônia – o Pato no Tucupí.

Texto: Nice Ribeiro
Imagens: Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário