quinta-feira, 23 de julho de 2015

Prática artesanal de fazer cuias foi declarada Patrimônio Cultural do Brasil

 Após o reconhecimento do carimbó como Patrimônio Imaterial do Brasil, o Estado do Pará recebe mais uma conquista, dessa vez a prática de pintura em cuias, foi declarada como Patrimônio Cultural Nacional

Arte de pinturas em cuias

Utilizadas para diversas finalidades, como taças, fruteiras, copos, potes e também para decoração, a sua confecção segue a tradição de cortar ao meio o fruto da cuieira, lixar, tratar, tingir com produtos naturais e pintar com desenhos rupestres, marajoaras, tapajônicos e africanos. Arte passada de pai para filho.
A produção acontece nos quintais das casas ou debaixo de árvores, é uma atividade econômica eminentemente feminina e coletiva. Talvez seja uma das mais antigas na região do Baixo Amazonas, visto que a pintura das cuias tem registros em relatos de viajantes do século XVII.

A proposta para o pedido de registro do modo de fazer cuias, na Região do Baixo Amazonas, no Pará, foi avaliada durante a 79° reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), realizada em Brasília.
 

Em Belém, esta prática gera renda para muitos artesãos da Região Metropolitana e Municípios do interior do Estado. Na Capital os produtos podem ser encontrados na Casa do Artesão do Espaço São José Liberto - Polo Joalheiro do Pará, mantido pelo Governo local e, principalmente, na feira do Ver-o-Peso.

Serviços: O local funciona de terça a sábado, das 9h às 18h30, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h.

Texto: Emília Jacob  
Imagem: Divulgação


Você pode conferir este texto na 1ª Edição da Revista Maniva News. É só clicar no
https://issuu.com/soarescomunicacao/docs/revista_maniva_news

Nenhum comentário:

Postar um comentário