domingo, 29 de setembro de 2013

Maniçoba


Ingredientes

4 kg de maniva pré-cozida (pode comprar)
5 1/2 kg de paio defumado cortado em cubos
1/2 kg de toucinho defumado(bacon) cortado em cubos
1/2 kg de charque(carne seca) cortado em cubos
1/2 kg de chouriço defumado fatiado
1/2 kg de bucho bovino(escaldado)
1/2 kg de costela de porco salgada e escaldada
6 folhas de louro
1 cebola grande picada
3 pimentinhas verdes (de temperar)picadas
4 dentes grandes de alho descascado e picado
1 colher de chá de pimenta e cominho em pó


Modo de Preparo

Coloque a maniva e as folhas de louro em uma panela grande e leve ao fogo por três horas, lembrando-se de mexer de vez em quando com uma colher de pau. Acrescente água aos poucos quando necessário.
Tempere o bucho bovino separado e deixe cozinhar por mais 40 minutos, após esse tempo junte à maniva. Mexendo sempre para não queimar. Tempere os demais ingredientes em uma panela à parte sem acrescentar sal, pois durante o cozimento estes ingredientes vão soltar o próprio sal. Em seguida acrescente-os à maniva e deixe cozinhar por mais 40 minutos, após isso experimente para saber se o sal está no ponto. Caso seja necessário você pode acrescentar um cubo de caldo de bacon ou costela, como preferir, ao invés do sal. Deixe ferver por mais 15 minutos e pronto. Sirva com arroz branco


Sugestão: Pode ser acompanhada de farinha d’água ou farofa e molho e pimenta de cheiro. Para quem está de dieta, os ingredientes suínos podem ser substituídos por carnes de origem bovina(carnes magras) o charque e a costela bovina assada são ótimas opções para baixar calorias sem diminui o sabor.Informações: Esta receita rende 12 porções e seu tempo de preparo é aproximadamente 4h 35min. Esta é uma iguaria tipicamente paraense e teve a sua origem indígena. A maniva só pode ser utilizada após ser cozida durante sete dias por ser muito tóxica. Os índios preparavam este alimento geralmente em dias de festa e comemorações. Colocavam a maniva triturada no fogo para cozer em água e saiam para caçar, os animais abatidos eram colocados dentro da vasilha que estava a ferver, não se sabe ainda por quanto tempo cozinhavam a maniçoba. Mas, calcula-se que a deixavam ferver por uns 4 ou 5 dias.





Texto: Nice Ribeiro
Imagens: Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário