quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Círio de Nazaré, este Louvor vem da Sé...

A maior festa Católica do Brasil e do Mundo, é celebrada desde 1793, na cidade de Belém do Pará, sempre no segundo Domingo de Outubroneste dia milhões de fiéis seguem em procissão pedindo bênçãos e pagando promessas em devoção à Nossa Senhora de Nazaré. Esta procissão nos leva a conhecer dois Pontos turísticos: A Catedral da Sé e a Basílica Santuário de Nazaré.

Desejamos à todos um feliz e abençoado Círio!!!! Viva! Viva! Viva!


Catedral Metropolitana de Belém - Sé:

Ponto de partida do Círio de Nazaré  Em 1749 teve o início da construção, Por fora em estilo barroco e por dentro é o neoclássico. Popularmente é conhecida como Catedral da Sé, mas seu nome é: Catedral de Santa Maria da Graça da Cidade de Belém do Grão-Pará.


Possui um órgão parisiense, um Cavaillé-Coll,considerado o maior da América Latina, é de tração mecânica e foi inaugurado dia 9 de setembro de 1882. Ele tem 22 registros manuais e mais de sete pedais. Mede 5m. e 17cm. De largura, 3,5m de fundos e 8,5m. de altura. Hoje seus foles enchem-se por força motriz elétrica.


Seu altar mede mais de 10 m de altura e  que tem 6 m de largura, 3 de profundidade“. Sua nave é iluminada por 28 candelabros de bronze. O altar principal da Catedral de Belém é, hoje, todo de mármore e alabastro e foi confeccionado em Roma pelo escultor Luca Carimini. Sua santidade o Papa Pio IX doou o mármore necessário a confecção do altar.O último restauro da Catedral iniciou dia 4 de agosto de 2005 e teve várias interrupções por diferentes motivos. Dia 1º. de setembro de 2009, em ato solene, o Governo do Estado do Pará entregou à cidadania a obra restaurada. 

A imagem do nicho na fachada é da altura de 4 metros e 20 cms. Sendo de 3 metros a circunferência da cintura da mesma imagem; o Menino que a Virgem tem ao colo mede 1 metro e 40 cm. de altura.”.








Basílica Santuário de Nazaré: 

Ponto de chegada do Círio - Situada no bairro de Nazaré, é o ponto turístico da cidade de Belém mais visitado pelos turistas. A igreja foi construída pelos padres Barnabitas, no início do Século XX, com a ajuda do povo do Pará. Em 24 de Outubro de 1909, os Barnabitas deram início à execução do projeto com o lançamento da pedra fundamental. O nome "barnabita" está diretamente ligado à história do Círio de Nazaré. Depois de dois séculos de devoção à Nossa Senhora de Nazaré em Belém, foram eles que passaram a zelar por essa tradição religiosa. Planejaram e construiram, com ousadia e fé, a Basílica Santuário, é uma joia de rara beleza neoclássica, e o fizeram em louvor à Rainha da Amazônia.

A Basílica, segue o modelo da Basílica de São Paulo, em Roma, em estilo neoclássico. A estrutura interna possui cinco naves divididas em 36 colunas de puro granito italiano, 53 vitrais franceses da casa Champigneulle de Paris, 65 ilustrações em mosaico italiano, 15 estátuas de mármore, 3 grandiosas portas de bronze, 9 sinos de bronze sendo que o maior pesa duas toneladas, medindo 1,80m de diâmetro.


Na Santuário encontra-se a imagem “autêntica” ou “imagem do achado”, a escultura de madeira encontrada pelo caboclo Plácido, no ano de 1700, tem 28 cm de altura. A imagem autêntica, fica em redoma de cristal no altar-mor, o Glória , entre anjos, nuvens e um belo esplendor de raios. De lá, ela só é retirada duas vezes ao ano, em maio para o dia da Coroação e na  “Descida do Glória”, cerimônia que ocorre na véspera do Círio. Após a descida do Glória, durante toda a quinzena da Festa, a imagem fica num nicho instalado no presbitério, portanto mais perto dos devotos. Desde que foi encontrada, a imagem autêntica já foi restaurada três vezes. Ela é coberta por um manto canônico, trabalhado com fios e enfeites de ouro.


Em sua fachada, apresenta duas inscrições em latim. A inscrição superior Deiparae Virgini a Nazareth significa "Virgem de Nazaré Mãe de Deus", e a inscrição inferior Salve Regina Mater Misericordiae significa "Salve Rainha Mãe Misericordiosa". No dia 31 de Maio, a Basílica de Nazaré faz aniversário desde que recebeu o título de Santuário Maria­no da Arquidiocese de Belém, em 2006, concedido pelo então Arcebispo da capital paraense, Dom Orani João Tempesta.

Com a transformação para Santuário, a Basílica de Nazaré passou a ter uma evidência não somente a nível diocesano, mas também a nível nacional e com isso, estruturou os setores, de forma a acolher e dinamizar o atendimento ao público. O Papa João Paulo II durante suas milhares de viagens, visitou a Basílica de Nazaré quando veio em Belém. Hoje a Basílica é um dos principais patrimônios históricos de Belém.




Texto: Emília Jacob
Imagens: Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário